The more you share, the more you learn

Photo by Pet foto: https://www.pexels.com/photo/cute-cat-in-glasses-reading-book-17802937/

Desde muito pequeno, sou uma pessoa muito curiosa. Às vezes, passava tardes devorando antigas enciclopédias que tínhamos em casa, revistas Superinteressante, livros que pegava na biblioteca da escola sobre os mais diversos assuntos, bem como literatura. Na época, tinha uma preferência por ciência, principalmente sobre o espaço, e, à medida que fui crescendo, os interesses se diversificaram, mas a curiosidade permaneceu a mesma.

A importância de compartilhar

Muitos podem pensar que não têm nada de interessante para compartilhar – eu mesmo tinha esse pensamento –, mas não é verdade. Todos temos experiências, algum perrengue que demoramos para resolver, a descoberta de uma solução específica, um problema com uma determinada biblioteca ou as etapas do aprendizado de algo novo.

Essas experiências, quando compartilhadas, seja em forma de texto, como estou fazendo aos poucos aqui no blog, ou em apresentações (na empresa onde trabalho atualmente, temos uma iniciativa chamada Tech Talk), são uma excelente maneira de dividir conhecimento e, ao mesmo tempo, aprender com os espectadores. Essas interações sempre trazem novas ideias, novas visões e questionamentos sobre algo que, talvez, você ainda não tivesse percebido, instigando-o a se aprofundar no assunto tratado.

Mas eu tenho vergonha de falar na frente de várias pessoas, Fernando!

Eu também tinha! Essas apresentações são uma excelente oportunidade para, aos poucos, perder a timidez, aprimorar suas habilidades de comunicação e, principalmente, adquirir confiança. Sempre que for apresentar algo, grave-se para depois rever, analisar os pontos positivos e negativos e, dessa forma, ir se aprimorando gradualmente.

Compartilhar conhecimento não apenas beneficia os outros, mas também fortalece o nosso próprio aprendizado. Ao dividir experiências, desafios e soluções, criamos um ambiente de troca que impulsiona o crescimento de todos.

Seja escrevendo, apresentando ou apenas discutindo ideias, cada pequena iniciativa contribui para a construção de um ciclo de aprendizado e colaboração. Por isso, não subestime o valor do que você sabe – sempre há alguém que pode se beneficiar do seu conhecimento, assim como você pode aprender com os outros.