“Halley studying for step 1 of the boards” by ragesoss is licensed under CC BY-SA 2.0 .
Lembro de quando iniciei (profissionalmente) na área de programação no final dos anos 2000. Bastava saber uma linguagem de programação, HTML, CSS e JavaScript (saudades do jQuery) que já era suficiente para conseguir um emprego. Havia demanda, mas o interesse na área, alavancado durante a pandemia, era pouco.
Hoje, a realidade é bem diferente, com novas tecnologias surgindo numa velocidade cada vez maior, o que nos coloca em uma situação digna de Sísifo, onde a pedra que rolamos é aperfeiçoar-se em determinada tecnologia para que esta se torne obsoleta em pouco tempo. Como vencer quando a linha de chegada está sempre mudando?
Não tem como, infelizmente.
Com o tempo, percebi que é impossível manter-se a par de tudo o que há de novo de forma saudável. Trabalhar e manter uma rotina de estudos consistente é um desafio, principalmente quando se tem outras obrigações, como cuidar da casa, da família e de si mesmo (fisicamente e mentalmente).
Mas e aí, Fernando, o que eu faço?
Tentar aprender tudo ao mesmo tempo vai travar seu progresso. Este conselho serve tanto para iniciantes quanto para veteranos: escolha um assunto e foque nele. Quando perceber que está aplicando o que aprendeu com relativa facilidade, pule para o próximo tema que deseja estudar. Acompanhar as tendências do mercado é importante, mas não gaste seu tempo com algo que já não é tão usado (alô, Delpheiros!). Busque aprender o que tem demanda, mas fique de olho em tecnologias emergentes com potencial futuro.
Aprenda algo não relacionado à tecnologia
Sério, Fernando?
Sim! Isso vai te destacar. Investir em conhecimento de outras áreas proporciona novos pontos de vista e novas formas de pensar. Atualmente, estou cursando uma pós-graduação em Gestão da Qualidade e conhecendo um universo de metodologias e ferramentas que podem auxiliar muito no processo de desenvolvimento de software.
Isso é tudo, pessoal!
Saber escolher onde investir seu tempo e energia é o grande diferencial para se manter atualizado. Lembre-se de equilibrar o crescimento profissional e a vida pessoal, e não se sobrecarregue! A tecnologia muda rápido, mas a capacidade de aprender e se adaptar com inteligência é o que realmente faz a diferença.